Ativos Florestais

Quer investir em Ativos florestais? Acesse Ouroverdeagronegócio

terça-feira, 31 de agosto de 2010

2º Encontro do Ciclos


Olá colaboradores e participantes do grupo Ciclos,

O nosso 2º encontro do dia 28 de agosto foi muito proveitoso.  A abertura ficou sob a responsabilidade de Priscila Tanajura, profissional da área de Geografia que abriu um encontro com slides sobre a paz. Em seguida, a palavra foi passada pelo Biólogo Delamare que fez breve comentário sobre o objetivo do grupo e apresentou o palestrante Antonio Roque com o objetivo de refletirmos sobre o seguinte questionamento:
Por que apesar de termos acesso a tantas informações e conhecimentos para cuidarmos do planeta onde vivemos, muitas pessoas não conseguem modificar hábitos e atitudes?

A apresentação trouxe como ponto de partida um gráfico da formação do ser humano que é dotado de corpo, mente (psicológico) e espírito e que os problemas que são gerados pelos seres humanos são causados pela falta de Jesus e Deus em seus espíritos. Isto acontece porque quando Deus colocou Adão e Eva sobre a Terra, o homem comeu o fruto do pecado. Para corrigir é preciso que aceitemos Jesus e Deus para que todo o mal existente entre natureza, homem, Jesus e Deus sejam reintegrados. Durante a apresentação, comentários e perguntas foram feitas tornando o debate bastante proveitoso com opiniões diversas a exemplo dos professores Leonardo, Ricardo, Welington. O professor Delamare mediou o encontro e apresentou como contribuição as idéias apresentadas por outras religiões sobre a relação entre Deus, Natureza e Homem tendo como pontos em comum a necessidade do ser o humano tomar a natureza como algo de Deus e que necessita de amor e cuidados. Para maiores aprofundamentos e comentários sugerimos leitura do texto de Renato Pirani Ghilardi e Flávio Roberto Chaddad  encontrado no site http://www.conhecer.org.br/ do Centro Científico Conhecer com o Título A RAZÃO E O SAGRADO: SUAS CONTRIBUIÇÕES FILOSÓFICAS PARA A DESSACRALIZAÇÃO DA NATUREZA das relações entre natureza e o sagrado como contribuição para aqueles interessados. E se você tem interesse em encaminhar texto para ser postado no Blog sobre este tema para leitura entre em contato através do e-mail barbosadelamare@yahoo.com.br . Em breve postaremos as fotos do 2º encontro.
Para acessar o arquivo clique aquí.
Grupo Ciclos


sexta-feira, 27 de agosto de 2010

2º ENCONTRO DO GRUPO CICLOS


Olá participantes do Grupo Ciclos,
 Amanhã, dia 28 de agosto de 2010 das 8:00 às 10:00h estaremos aguardando você para participar do nosso segundo encontro do grupo Ciclos. O nosso convidado de amanhã é Antonio Roque do Nascimento. Antonio Roque do Nascimento é um dos idealizadores do projeto “Vida para todos nas Escolas”. O tema que irá permear reflexões e discussões terá como ponto de partida o seguinte questionamento:
Por que apesar de termos acesso a tantas informações e conhecimentos para cuidarmos do planeta onde vivemos, muitas pessoas não conseguem modificar hábitos e atitudes?


Na oportunidade estaremos fazendo exposição e venda do livro, Terra, Barquinho Azul  do autor José Eustáquio Queiroz
Aguardamos a sua presença.
Grupo Ciclos

sábado, 21 de agosto de 2010

Página dedicada a seres de nosso planeta.

Olá amigos e visitantes do ciclos,

Uma vez por mês estaremos postando informações sobre exemplares de habitantes de nossos biomas para que tomem conhecimento sobre sua importância ecológica. Este mês vamos conhecer um pouco sobre a Aves. A ornitologia é o ramo da ciência biológica dedicada ao estudo das aves. O estudioso de ornitologia é conhecido como ornitólogo, podendo ser mero estudante por conta própria e sem formação científica sendo assim conhecido como ornitólogo amador. Já a pessoa que estuda ornitologia e tem formação científica (faculdade) é conhecido como ornitólogo profissional. Vamos entender um pouco sobre oTucano.



O tucano-de-bico-preto ou tucano-de peito-amarelo (Ramphastos vitellinus) é uma ave da ordem Piciformes, da família Ramphastidae.
Seu habitat são as florestas tropicais e pode ser encontrado em toda faixa litorânea que vai do Pará a Santa Catarina. Sua cor geral é preta, com a garganta e peito de cor amarelo gema de ovo e distingue-se dos demais tucanos, por possuir bico negro, mas na base apresenta uma zona amarela pálida. Pode medir cerca de 45 cm, tendo 12 cm de bico e seus dedos são providos de unhas longas e curvas, as asas são curtas e a língua comprida e fina.
A fêmea pode colocar 2 a 4 ovos e a incubação dura cerca de 18 dias. Sua alimentação baseia-se em pequenos animais e frutas.
Apesar do tamanho, seu bico é extremamente leve. Seu vôo não é longo e é feito em linha sinuosa. Gosta de banhar-se na folhagem molhada pela chuva. Para dormir eleva a cauda, com ela cobrindo a cabeça, a qual é mantida virada para as costas, mantendo o bico oculto. Vive em bandos de quatro a dez indivíduos. Seu ninho é feito em ocos de árvores. É freqüentemente vítima de sua própria curiosidade, sendo facilmente atraído com assobios pelos traficantes de animais.
A preservação desta espécie é o maior interesse, pois estão entre os mais peculiares elementos da avifauna de nosso país.


Cuidar dos seres que vivem no nosso planeta com compaixão e amor deve fazer parte de nossa natureza.

Combata o tráfico de animais selvagens


É importante que se tenha conhecimento da lei  da fauna 5.197 para que fatos como esses mostrados na reportagem venham a ser minimizados ou eliminados da nossa história. Acesse a lei da fauna e compartilhe com outras pessoas. É preciso acabar com os maus tratos aos animais e respeitar o direito a vida e a liberdade de existir.

Grupo Ciclos

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Desastre no Paquistão

Olá amigos e visitantes do Ciclos,

Uma catástrofe humanitária de proporções terríveis está assolando o Paquistão. Um quinto do país está debaixo d'água e milhões de pessoas estão desabrigadas e precisando desesperadamente de assistência.Veja no site G1 da Globo cheia no paquistão para você ter uma visão dos problemas que assola o país. Está informação foi passada pelo membro do grupo Ciclos José Eustáquio Queiroz. Você pode colaborar com uma ação solidária digitando seu nome na página do avaaz solicitando que o governo através do Ministério das relações exteriores possam ampliar os esforços do nosso país com ajuda humanitária juntando-se a outros países colaboradores. Nós do grupo ciclos sabemos que todos estamos ligados pois os problemas que afetam os seres de qualquer parte do planeta afeta a todos nós. Circular estre nós o sentimento de compaixão pelos nossos irmãos do planeta é um ato de sensibilidade e solidariedade.Sinta-se como parte do problema e da solução colaborando da maneira que puder. Veja também uma reportagem TV BBC Brasil.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

É sustentável comer seres mortos?

Veja neste vídeo uma belíssima reportagem com profissionais que falam do hábito dos brasileiros influenciados pela indústria que incentiva o consumo de alimentos mortos e que tem contribuído para a geração de doenças. O vídeo apresenta caminhos para a alimentação saudável.