Ativos Florestais

Quer investir em Ativos florestais? Acesse Ouroverdeagronegócio

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Falta amor ao nosso Patrimônio Natural

Olá ativistas e visitantes do ciclos,
Aquí em Salvador, mais uma vez O Jornal A Tarde, na sexta-feira, 30 de setembro, repetiu a reportagem de uma APP (Área de preservação permanente) situada na paralela e batizada pelo nome de Parque Encantado, cujo bioma de Mata Atlântica vem sendo degrado pela empresa de construção civil Realeza com autorização da Superintendência do Meio Ambiente, Sr. Luis Antunes de Athayde Andrade Nery. A missão no site da SMA é promover políticas públicas de desenvolvimento sustentável, garantindo equilíbrio ambiental e qualidade de vida para sociedade e gerações futuras, no município do Salvador. 
Como seria possível garantir o equilíbrio ambiental, sem respeitar as leis, a sociedade e as gerações futuras da nossa Terra?
Queremos, um dia nesta amada Terra um dia poder sentir e pulsar em nossos corações o que nos diz o escritor e poeta José Saramago
PROTOPOEMA
Do novelo emaranhado da memória, da escuridão dos nós cegos, puxo um fio que me aparece solto.
Devagar o liberto, de medo que se desfaça entre os dedos.
É um fio longo, verde e azul, com cheiro de limos, e tem a macieza quente do lodo vivo.
É um rio.
Corre-me nas mãos, agora molhadas.
Toda a água me passa entre as palmas abertas, e de repente não sei se as águas nascem de mim, ou para mim fluem.
Continua a puxar, não já memória apenas, mas o próprio corpo do rio.
Sobre a minha pele navegam barcos, e sou também os barcos e o céu que os cobre e os altos choupos que vagarosamente deslizam sobre a película luminosa dos olhos.
Nadam-me peixes no sangue e oscilam entre duas águas como os apelos imprecisos da memória.
Sinto a força dos braços e a vara que os prolonga.
Ao fundo do rio e de mim, desce como um lento e firme pulsar de coração.
Agora o céu está mais perto e mudou de cor.
É todo ele verde e sonoro porque de ramo em ramo acorda o canto das aves.
E quando num largo espaço o barco se detém, o meu corpo despido brilha debaixo do sol, entre o esplendor maior que acende a superfície das águas.
Aí se fundem numa só verdade as lembranças confusas da memória e o vulto subitamente anunciado do futuro.
Uma ave sem nome desce donde não sei e vai pousar calada sobre a proa rigorosa do barco.
Imóvel, espero que toda a água se banhe de azul e que as aves digam nos ramos por que são altos os choupos e rumurosas as suas folhas.
Então, corpo de barco e de rio na dimensão do homem, sigo adiante para o fulvo remanso que as espadas verticais circundam.
Aí, três palmos enterrarei a minha vara até à pedra viva.
Haverá o grande silêncio primordial quando as mãos se juntarem às mãos.
Depois saberei tudo.
José Saramago

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

FAÇA SUA PARTE AGORA




Olá ativistas e visitantes do Blog Ciclos

Você quer solicitar fiscalização do IBAMA para proteger o Parque Ecológico do Vale Encantado, em Patamares que vem sofrendo devastação por grupos de empresários por autorização sem licença ambiental do Secretário de Habitação e Meio Ambiente? Então faça o seguinte:
Copie a carta abaixo e envie para o email célio.pinto@ibama.gov.br ao Superintendente do IBAMA na Bahia para que veja o nosso poder de pressão e assim exigir mais fiscalização sobre os empresários e  Prefeitura para a preservação do Parque.



Sr. Superintendente do IBAMA na Bahia,

Salvador, 24 de setembro de 2010

Prezado Dr. CÉLIO COSTA PINTO

Nós, atuais 600 ativistas do grupo Ciclos com base em Salvador, estamos solicitando ao Sr. que aumente o poder de fiscalização no Parque Ecológico do Vale Encantado, situado em Salvador, bairro de Patamares, em cumprimento ao artigo 225 da nossa carta magna que garante a todos os brasileiros o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, impondo-se ao poder público e a todos nós, o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.Desejamos que a lei 4771/65 do código florestal  também seja respeitada como forma de garantir em seu artigo inaugural que as áreas de preservação permanente devem ser protegidas para preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e o  bem estar das populações humanas.

Contamos com sua colaboração,

Atenciosamente,

ATIVISTAS DO CICLOS

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Homenagem ao dia da árvore


21 de setembro: homenagem ao dia da árvore
“Sou um homem que se dissolve com a natureza, pois, quando broto, sou como as flores dos Ipês”.

                                                                              Carlos Drumond de Andrade
                             
Olá visitantes do Grupo Ciclos,

Esta postagem foi dedicada especialmente ao dia da árvore. Esta homenagem é para todas as árvores do nosso planeta e em especial, a árvore que deu nome ao nosso país. O pau-brasil era encontrado desde o Rio Grande do Norte à costa do Rio de Janeiro. Era a árvore dominante na Mata Atlântica brasileira.


Nos países de língua francesa, foi chamado de Bois de Brésil e de Bresillet de Pernambuco. Nos países de língua inglesa, ficou conhecida por Brazil-wood, Pernambuco-wood, Lima-wood, Nicarágua-wood, peach-wood, sapam-wood ou bukkum-wood, Na Argentina, o chamam de pinango. Na Índia, de sapam, na Espanha, seus nomes são palo Brazil ou palo de Santa Marta. Botanicamente, é conhecida como Caesalpinia echinata lam.No Brasil, o  pau-brasil é  conhecido por ibirapitanga, pau-vermelho, lpau-de-pernambuco, arabutã, ibirapitã, muirapiranga, orabutã, pau-rosado e pau-de-tinta. O pau-brasil foi o primeiro elemento natural a ser explorado pelos povos, particularmente os europeus, onde os índios a ofereciam e ensinaram o método para a retirada da tinta em troca de objetos como roupas, pentes, espelhos, sem contar que os indígenas recebiam machados e serras, com intuito de aumentar a rapidez do corte. Eram retiradas 300 toneladas por ano. A planta atingia grande valor comercial. Para se ter uma idéia, um “quintal” do pó que correspondia a 60 Kg. Quem produzia o pó eram prisioneiros que chegavam a raspar 27 Kg do pó por dia e era vendido a preço de hoje por cerca de 845 dólares. O pó servia para produção de tinta corante para pintar tecidos. Além disso, a madeira era utilizada na construção naval, construção civil e trabalhos de torno da marcenaria de luxo. Na atualidade, a madeira é basicamente utilizada para a confecção de arcos de violino. A exploração foi extremamente irresponsável e em pouco mais de 60 anos foram eliminadas da nossa paisagem. Em 1978, por meio da lei n.º 6607 de 7/12/1978 o pau-brasil foi declarado oficialmente como árvore símbolo nacional e foi instituído o dia 03 de maio como o dia do pau-brasil, pelo então Presidente Ernesto Geisel. O desinteresse em plantar pau-brasil, deve-se ao fato de que sua exploração racional leva no mínimo 30 anos. Hoje, a árvore é encontrada apenas em jardins botânicos e parques e se traduz para nós como um marco histórico triste. Deve servir de exemplo de ações que jamais deveríamos cometer ou permitir. Em nosso país, uma importante  referência de  amor a nossa terra,Oswald de Andrade manifesto publicou um manifesto em 18 de março de 1924 no Correio da Manhã do Rio de Janeiro conhecido como Manifesto do Pau-Brasil, enfatizando a necessidade de criar uma arte baseada nas características do povo brasileiro, com absorção crítica da modernidade européia.

Vamos homenagear as árvores do nosso país, perdoando os povos que contribuiu para a devastação deste patrimônio no passado e pelos homens que hoje ainda a retiram no presente para interesses econômicos. Esperamos que a força das leis e de seus legítimos filhos, possam levar as pessoas a se conscientizarem da necessidade de preservação.
Viva o nosso pau-brasil, viva nossas árvores e conscientizem os homens
Delamare Mello é Biólogo e Educador ambiental do Grupo Ciclos  

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Destruição do Bioma da Mata Atlântica na paralela: vergonha para Salvador

No momento em que as atenções se voltam para os graves problemas ambientais e sociais que afetam a sociedade, Salvador, através de indicados de governantes da cidade, continuam dando maus exemplos de omissão, desrespeito às leis e maus tratos a natureza. Ao ler a reportagem, do Jornal A Tarde, do dia 17 de setembro de 2010, foram cometidos crimes ambientais por quatro empresas responsáveis pela destruição de APP(Área de Preservação Permanente) para a construção dos condomínios Greenville e Colinas de Jaguaribe em Patamares. Podemos verificar que o superintendente de Meio Ambiente da Prefeitura de Salvador (SMA), Ary da Mata e Sousa, o ex-gerente de licenciamento de obras, Luís Antunes de Athayde Andrade Nery e o Secretário de Habitação e Meio Ambiente (SEDHAM), Antonio Eduardo dos Santos de Abreu.
                     Foto do Bahianotícias
Todos eles estão afinados quando se trata desrespeitar  e desafiar leis, IBAMA, IMA, Instituto das Águas , Justiça e Ministério Público. As sequências de atos ilícitos são de assustar. Ao concederem, por solicitação dos empresários da construção civil,  sob alegação de recuperar 60 hectares de meio ambiente degradado da Mata Atlântica dentro de área de preservação permanente (APP), cometeram diversos crimes. O que se pode perceber, no mínimo, e na pior das hipóteses, é que os governantes  parece que colocaram no cargo da SMA e SEDHAM pessoas “despreparadas” ou “ingênuas” para cuidar do meio ambiente. O que se viu da suposta “preocupação” dos empresários, foi a construção de uma estrada, fazendo ligação entre a paralela e Patamares, com o nome de Via Tambogurugy e implantação da rede de esgotamento para o condomínio. Assim, aterraram 48 m2 da planície do rio Trobogy, devastaram 65m2 de floresta nativa e mataram centenas de espécies da fauna. Uma das leis que foi desrespeitada foi nº 4.771 de 15 de setembro de 1965(Código Florestal Brasileiro) em seu artigo 16 que diz que as florestas pertencentes a áreas de preservação permanentes não podem ser suprimidas




O IMA ao descobrir, aplicou multas de 500 e hum milhão de reais.  O IBAMA(acesse matéria) multou em 2 milhões.O Ministério Público denunciou à justiça, a pedido das promotoras Cristina Seixas Graça e Hortência Pinto Gomes, três ações penais pelos crimes ambientais. O curioso disso tudo é que a SMA por ser uma autarquia e SEDHAM são responsáveis em promover a política ambiental e o desenvolvimento sustentável.
Cabe a cada um de nós, manifestar nossa revolta e acompanhar os resultados das ações dos órgãos federais e da justiça para essa falta de vergonha que certamente não aceitarão serem desmoralizados pela falta de atuação, dando exemplos, para os cidadãos soteropolitanos, para o Brasil e para o mundo que as leis brasileiras precisam ser respeitadas dentro do que conhecemos e entendemos por democracia. Vamos aguardar a decisão da justiça onde além dos infratores pagarem as multas, já que muitas vezes as multas geradas,   é compensada pela implantação do empreendimento, sejam obrigados a reparar o  dano ambiental. O que se tem observado em nossa cidade é que os danos ambientais são praticados, os processos desses grandes empreendimentos são objeto de questionamentos e recursos que retardam a decisão final e no final das contas, o empreedimento acontece e os danos ambientais não são reparados.


Na próxima postagem mostraremos imagens da devastação, os resultados dos processos e se foram obrigados a restituir o ambiente degradado. É bom lembrar que o artigo 225 impõe ao poder público defender e preservar o meio ambiente, incubindo-lhe preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais.


Grupo Ciclos

domingo, 12 de setembro de 2010

Vídeo para refletir

Olá participantes do Blog Ciclos,

Vejam este vídeo. Muito interessante para quem deseja fazer releituras das relações que fazemos com o nosso planeta. Será que alguma situação tem relação com seu modo de vida?

sábado, 11 de setembro de 2010

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Lixão no Oceano Pacifico (Fantastico)

3º encontro do grupo ciclos

Olá participantes do grupo Ciclos,

Neste sábado, dia 11 de setembro, das 8:00 às 10 h você tem um encontro marcado com o grupo ciclos.
No nosso tema de amanhã falaremos sobre os problemas ambientais que afetam os moradores da Cidade do Salvador. Exibiremos vídeos e reportagens e abriremos para discussões e sugestões de como podemos contribuir para tornar nossa cidade mais sustentável. A mediação ficará sob responsabilidade dos integrantes do grupo ciclos.



Aguardamos sua presença!
Grupo Ciclos

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Palestra com José Eli da Veiga

Olá participantes do Ciclos,

Assista mais uma palestra com o professor José Eli da Veiga titular do Departamento de Economia da FEA-USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade), onde coordena o Núcleo de Socioeconomia Ambiental.A palestra é apresentada pela CPFL Cultura com o tema desenvolvimento sustentável que disponiblizamos em nosso Blog.

Grupo Ciclos