Uma vez por mês estaremos postando informações sobre exemplares de habitantes de nossos biomas para que tomem conhecimento sobre sua importância ecológica. Este mês vamos conhecer um pouco sobre a Aves. A ornitologia é o ramo da ciência biológica dedicada ao estudo das aves. O estudioso de ornitologia é conhecido como ornitólogo, podendo ser mero estudante por conta própria e sem formação científica sendo assim conhecido como ornitólogo amador. Já a pessoa que estuda ornitologia e tem formação científica (faculdade) é conhecido como ornitólogo profissional. Vamos entender um pouco sobre oTucano.
O tucano-de-bico-preto ou tucano-de peito-amarelo (Ramphastos vitellinus) é uma ave da ordem Piciformes, da família Ramphastidae.
Seu habitat são as florestas tropicais e pode ser encontrado em toda faixa litorânea que vai do Pará a Santa Catarina. Sua cor geral é preta, com a garganta e peito de cor amarelo gema de ovo e distingue-se dos demais tucanos, por possuir bico negro, mas na base apresenta uma zona amarela pálida. Pode medir cerca de 45 cm, tendo 12 cm de bico e seus dedos são providos de unhas longas e curvas, as asas são curtas e a língua comprida e fina.
A fêmea pode colocar 2 a 4 ovos e a incubação dura cerca de 18 dias. Sua alimentação baseia-se em pequenos animais e frutas.
Apesar do tamanho, seu bico é extremamente leve. Seu vôo não é longo e é feito em linha sinuosa. Gosta de banhar-se na folhagem molhada pela chuva. Para dormir eleva a cauda, com ela cobrindo a cabeça, a qual é mantida virada para as costas, mantendo o bico oculto. Vive em bandos de quatro a dez indivíduos. Seu ninho é feito em ocos de árvores. É freqüentemente vítima de sua própria curiosidade, sendo facilmente atraído com assobios pelos traficantes de animais.
A preservação desta espécie é o maior interesse, pois estão entre os mais peculiares elementos da avifauna de nosso país.
Cuidar dos seres que vivem no nosso planeta com compaixão e amor deve fazer parte de nossa natureza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário