Ativos Florestais

Quer investir em Ativos florestais? Acesse Ouroverdeagronegócio

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

A escolha certa!

Olá visitantes e ativistas do ciclos,
Na postagem de hoje gostaria de dedicar atenção especial ao momento político em 2010 em que nosso país está prestes a eleger, no segundo turno, o (a) presidente (a) que irá administrar nosso país nos próximos quatro anos. No primeiro turno das eleições ficou evidente a preocupação de uma camada significativa da população brasileira pelo nosso patrimônio natural. Apresentaremos a seguir as propostas dos dois candidatos para que você analise e acompanhe após as eleições se as questões ambientais, principalmente no que diz respeito à participação da sociedade, serão postas em prática. Nós do grupo ciclos, entendemos que qualquer que seja o governo, se não for estimulada e incentivada à participação e envolvimento da sociedade nas tomadas de decisões do governo sobre o uso e aproveitamento adequado, com divisão igualitária tanto dos lucros, quanto dos custos do nosso patrimônio natural. Após as proposta de cada candidato, postamos os vídeos feitos por eles para que fique como registro sobre suas possíveis verdades ou mentiras para que nas próximas eleições nos posicionarmos de forma cada vez mais clara e consciente sobre o que queremos para o nosso país e mundo.
Propostas da candidata Dilma
1.    Aprofundar o crescimento econômico com distribuição de renda
e sustentabilidade ambiental;
2.     Combinar o crescimento econômico com baixo índice de emissão
per capita de CO2;
3.    Avançar na integração da sustentabilidade ambiental às
políticas públicas;
4.     Aprofundar a política de proteção, conservação e uso sustentável
do patrimônio natural;
5.    Promover o desenvolvimento sustentável da Amazônia;
6.    Ampliar e fortalecer a participação da sociedade nas políticas
ambientais;
7.    Incentivar a utilização de instrumentos econômicos para a
sustentabilidade ambiental.
8.    Fortalecer a dimensão da sustentabilidade ambiental nas grandes
obras do PAC, da Copa do Mundo e das Olimpíadas;
9.     Ampliar a matriz energética limpa e promover a eficiência
energética nos transportes;
10.  Implementar a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e
trabalhar pela erradicação dos lixões do país;
11.  Ampliar e fortalecer a Educação Ambiental
12.  Consolidar o Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA)
e fortalecer a capacidade do licenciamento ambiental;
13.  Consolidar a atuação brasileira na política ambiental global.

 

Propostas do candidato Serra

·         Implantar uma Política Nacional de Mudanças Climáticas, com metas compulsórias de redução de emissão de carbono e incentivos à Economia de Baixo Carbono.

·         Fomentar a criação de um Fundo Internacional de Proteção da Amazônia

·         Garantir a preservação de áreas de manancial, encostas, matas ciliares.

·         Investir na RECUPERAÇÃO de áreas degradadas - florestas, cerrado, mangues, matas ciliares etc.

·         Exigir o fornecimento de diesel limpo pela Petrobrás

·         Investir em eficiência energética e novas tecnologias, ampliando a geração de energia de fontes renováveis e não poluentes.

Grupo ciclos

2 comentários:

  1. Meu caro Delamare, parabéns! Pela primeira vez nesta campanha política para o segundo turno eu vi alguma proposta dos candidatos, pois este período eleitoral virou uma espécie de "rinha de galo com motivação religiosa". Lamentável.

    Bem, são propostas. Propostas até o Ey-Ey-Eymael fazia...rs. Colocá-las em prática é que "são elas".

    Achei interessante a proposta da candidata Dilma na questão dos resíduos sólidos e dos lixões. É um assunto que quase ninguém pensa muito a sério, mas a quantidade de lixo que produzimos é espantosa. Já passou da hora de pensar nessa questão com mais profundidade.

    E fiquei curioso com a proposta do candidato Serra sobre a criação de um Fundo Internacional de Proteção da Amazônia. Os investidores e patrocinadores do fundo exigiriam que contra partida? Só a "conscientização ambiental" e em uma área cobiçada como a Amazônia? Bem, acho estranho.

    Abs! Parabéns pelo blog! Muito bom! =D

    ResponderExcluir
  2. Meu cara irmão da Terra Jaime Guimarães,
    Quanto ao comentário feito sobre a proposta de Dilma com relação aos lixões, ela deverá ser muito firme para combater o grande negócio que gira em torno da coleta de lixo das cidades. Não observamos nenhuma medida por parte dos governos para que a população comece a cuidar do seu lixo. As Prefeituras pagam milhões para as empresas vencedoras em recolher o lixo. Sobre a proposta de Serra da criação do fundo internacional de Proteção da Amazônia, em sua proposta no site http://www.serra45.com.br/tema-em-destaque, não foi apresentado a criação desse fundo. O que observei que vai acontecer uma potencialização do uso dos recursos para atender as demandas do crescimento econômico. O que me preocupa é a capacidade da Amazônia em suportar a retirada de tantos recursos e o que poderá ser feito para que a Amazônia tenha a possibilidade de recuperação caso a utilização seja de fato sustentável, ou seja, utilizar o patrimônio natural sem gerar danos e exclusão das comunidades de vida. Um fato muito curioso é o pouco aprofundamento sobre como a sociedade, principalmente aquelas que se encontram inseridas no ambiente natural(quilombolas, ribeirinhos, etc terão voz(poder de voto), vez(divisão dos lucros da exploração dos recurso)na participação das grandes decisões. Penso que deveria ter plebiscito para tudo que envolve o uso do patrimônio como fizeram com as armas, lembra?Não acho que as decisões devam se limitar apenas ao voto de deputados, senadores e presidente da República.
    Agradeço pela sua participação e pelo elogio ao Blog!
    Você é 10!

    ResponderExcluir