Ativos Florestais

Quer investir em Ativos florestais? Acesse Ouroverdeagronegócio

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Homenagem ao dia da árvore


21 de setembro: homenagem ao dia da árvore
“Sou um homem que se dissolve com a natureza, pois, quando broto, sou como as flores dos Ipês”.

                                                                              Carlos Drumond de Andrade
                             
Olá visitantes do Grupo Ciclos,

Esta postagem foi dedicada especialmente ao dia da árvore. Esta homenagem é para todas as árvores do nosso planeta e em especial, a árvore que deu nome ao nosso país. O pau-brasil era encontrado desde o Rio Grande do Norte à costa do Rio de Janeiro. Era a árvore dominante na Mata Atlântica brasileira.


Nos países de língua francesa, foi chamado de Bois de Brésil e de Bresillet de Pernambuco. Nos países de língua inglesa, ficou conhecida por Brazil-wood, Pernambuco-wood, Lima-wood, Nicarágua-wood, peach-wood, sapam-wood ou bukkum-wood, Na Argentina, o chamam de pinango. Na Índia, de sapam, na Espanha, seus nomes são palo Brazil ou palo de Santa Marta. Botanicamente, é conhecida como Caesalpinia echinata lam.No Brasil, o  pau-brasil é  conhecido por ibirapitanga, pau-vermelho, lpau-de-pernambuco, arabutã, ibirapitã, muirapiranga, orabutã, pau-rosado e pau-de-tinta. O pau-brasil foi o primeiro elemento natural a ser explorado pelos povos, particularmente os europeus, onde os índios a ofereciam e ensinaram o método para a retirada da tinta em troca de objetos como roupas, pentes, espelhos, sem contar que os indígenas recebiam machados e serras, com intuito de aumentar a rapidez do corte. Eram retiradas 300 toneladas por ano. A planta atingia grande valor comercial. Para se ter uma idéia, um “quintal” do pó que correspondia a 60 Kg. Quem produzia o pó eram prisioneiros que chegavam a raspar 27 Kg do pó por dia e era vendido a preço de hoje por cerca de 845 dólares. O pó servia para produção de tinta corante para pintar tecidos. Além disso, a madeira era utilizada na construção naval, construção civil e trabalhos de torno da marcenaria de luxo. Na atualidade, a madeira é basicamente utilizada para a confecção de arcos de violino. A exploração foi extremamente irresponsável e em pouco mais de 60 anos foram eliminadas da nossa paisagem. Em 1978, por meio da lei n.º 6607 de 7/12/1978 o pau-brasil foi declarado oficialmente como árvore símbolo nacional e foi instituído o dia 03 de maio como o dia do pau-brasil, pelo então Presidente Ernesto Geisel. O desinteresse em plantar pau-brasil, deve-se ao fato de que sua exploração racional leva no mínimo 30 anos. Hoje, a árvore é encontrada apenas em jardins botânicos e parques e se traduz para nós como um marco histórico triste. Deve servir de exemplo de ações que jamais deveríamos cometer ou permitir. Em nosso país, uma importante  referência de  amor a nossa terra,Oswald de Andrade manifesto publicou um manifesto em 18 de março de 1924 no Correio da Manhã do Rio de Janeiro conhecido como Manifesto do Pau-Brasil, enfatizando a necessidade de criar uma arte baseada nas características do povo brasileiro, com absorção crítica da modernidade européia.

Vamos homenagear as árvores do nosso país, perdoando os povos que contribuiu para a devastação deste patrimônio no passado e pelos homens que hoje ainda a retiram no presente para interesses econômicos. Esperamos que a força das leis e de seus legítimos filhos, possam levar as pessoas a se conscientizarem da necessidade de preservação.
Viva o nosso pau-brasil, viva nossas árvores e conscientizem os homens
Delamare Mello é Biólogo e Educador ambiental do Grupo Ciclos  

Nenhum comentário:

Postar um comentário